top of page
  • Foto do escritorPedro Luiz Roccato

Como anda a sua vida digital? Atenção para os influencers, as fake news e o buzz marketing!

Um dos papéis que tem ganho relevância é o de influencer (influenciador) nas redes sociais. O influenciador é perfil de usuário de redes sociais que, pela sua forma de posicionamento em suas comunicações, é seguido por pessoas que se identificam com suas publicações e são influenciadas por elas. Para que o papel de influencer seja efetivo, a peça chave é a credibilidade junto às pessoas de seu espectro de relacionamento. Portanto, o posicionamento como influencer deve ser construído vislumbrando um período de médio a longo prazo, pois relacionamento e confiança se constroem no tempo. O LinkedIn, por exemplo, possui uma classificação pública de influencers, tendo como base critérios de volume de seguidores, qualidade de conteúdo, frequência e outros fatores que são analisados pelo LinkedIn para a concessão do selo. A publicação como influencer não pode ser uma conotação com um viés diretamente comercial, pois afetará a sua credibilidade. Portanto, quando você se posiciona, de forma autêntica, sobre assuntos relevantes a seu mercado de atuação ou a fatores externos, como da economia, por exemplo, você estará no caminho da construção de uma jornada de credibilidade junto aos seus seguidores. O perfil de influencer é comum nos EUA, onde as empresas desenvolvem estratégias de abordagem dos influencers de seu mercado, com convite para eventos, bem como com fornecimento de informações privilegiadas, visando gerar possíveis propagações em sua comunidade de influência.


E as fake news? Como o filtro do que ver ou não ver, ou mesmo do que considerar como verdadeiro e relevante é você que faz, sugiro muito cuidado com o conteúdo que você tem acesso pelas redes sociais. Me preocupo muito quando ouço que a primeira fonte de notícias é o Facebook. Qual a confiabilidade do que você lê no Facebook? Acredito que a primeira preocupação deva ser a fonte. Quem gerou este post? Este usuário está em meu círculo de relacionamento e confiança? Ele tem credibilidade? Com a explosão das redes sociais e a febre de ganhar audiência custo o que custar, temos sido bombardeados com todo tipo de informação, pois vivemos a era das fake news. Portanto fica aqui a minha dica, seja muito


seletivo com o que lê e com o que assume como verdade. Seja seletivo!


Ainda no mundo digital, temos o buzz marketing, que é uma forma de comunicação que tem como objetivo a disseminação de uma informação sobre uma marca, produto ou serviço utilizando a força das mídias, especialmente as mídias sociais. Sugiro utilizar de forma comedida, com apoio especializado, pois conheço inúmeros casos de sucesso, bem como de insucesso. Pelo buzz marketing você estimula as pessoas a falarem de um assunto relacionado a você ou sua empresa. Há empresas especializadas a tornar viral uma informação nas redes sociais, seja por um texto, imagem ou vídeo, ou seja, de altíssima propagação como um “vírus”.


0 comentário
bottom of page