top of page
  • Foto do escritorPedro Luiz Roccato

Conheça as treze dicas pós-NRF 2017

Publiquei recentemente um artigo sobre o tema “Top 10 Insights da NRF 2017”. Dando sequência ao consolidado do conteúdo do evento de varejo, seguem abaixo treze dicas gravadas em video para melhorar a experiência dos clientes a sua marca, seja de sua operação no varejo, seja no segmento corporativo.



Cuidado com as Iniciativas que Envolvem Inovação

Geralmente iniciativas inovadoras demandam que você tome iniciativas que garantam que os clientes entenderam a proposta e como acessá-la, ou seja, cuidado com a presunção de que os clientes sabem qual o objetivo e como usufruir deles. Clique aqui e assista o vídeo. 

Ensine seus Clientes

Pano Anthos, fundador e diretor da XRX Labs, que participou de um dos painéis principais na NRF este mês, foi enfático com relação ao papel do varejista na educação de seus clientes. Dentre os exemplos vivenciados em NYC pós-NRF, está o modelo de workshop da B&H e da Apple Store. Clique aqui e assista o vídeo.

Metas em Touch

Há uma polêmica sobre formas de incentivo e medição da força de vendas. No caso dos

consultores da Apple Store, por exemplo, as metas são de touch com os clientes, com a melhor performance de vendas por metro quadrado, considerando todas as lojas em operação em território norte-americano. Clique aqui e assista o vídeo. 

A Tecnologia na Experiência de Compra

Temos presenciado que muitas pessoas têm a ilusão de que disponibilizar a tecnologia para suporte ao atendimento de seus clientes poderá melhorar a experiência de compra com a sua marca. Infelizmente o processo não é tão simples assim. Se você não garantir que a tecnologia, de fato, oferecerá benefícios tangíeis no processo de relacionamento com a sua marca, ela poderá apresentar um revés e figurar como detrator da marca. Clique aqui e assista o vídeo.

Garantia de produtos na Gôndola

Se perguntarmos a um executivo que trabalha em um varejista, o que tira seu sono, teremos grande chance de ouvir que é a dificuldade de garantir que as gôndolas de suas lojas estão bem abastecidas. Afinal, uma venda perdida no ponto de venda (PDV) dificilmente é recuperada. Neste video você poderá conhecer uma solução da Intel, apresentada na última edição da NRF Annual Convention, que ocorreu dias atrás, sobre um robô que circula entre as gôndolas buscando identificar produtos em falta nas gôndolas. Clique aqui e assista o vídeo.

Diferenças de Atendimento Brasil x USA

As diferenças entre a forma de atendimento dos norte-americanos e brasileiros já foi discutida diversas vezes em meus artigos e livros. Clique aqui e assista o vídeo. 

Diagnóstico Prévio

Temos que tomar cuidado com os riscos da presunção. Quando estamos em contato com o cliente, não podemos pressupor que ele tenha conhecimento sobre o que disponibilizamos para ele como oferta. Afinal, um bom diagnóstico é peça-chave para sucesso em vendas. Clique aqui e assista o vídeo.

Individualização e Customização

Os clientes clamam por individualização. Encontramos vários exemplos de customização e individualização no varejo norte-americano. Clique aqui e assista o vídeo.

Conheça as treze dicas para o varejo pós-NRF 2017

As soluções cognitivas já são uma realidade em todos os segmentos, inclusive no varejo. Na NRF, o destaque no assunto foi o Watson, solução da IBM lançada há alguns anos que continua ganhando mercado. Clique aqui e assista o vídeo.

Preços Dinâmicos

Se você imagina que os preços dinâmicos estão presentes apenas no Uber, você está enganado. Quando você realiza a compra no site de uma companhia aérea, você poderá comprovar que o conceito de preços dinâmicos já está em vigor. Faça uma consulta de passagem com o navegador em modo privado e depois cote a mesma passagem logado ou em uma janela comum. Você perceberá que o preço da janela anônima é menor do que que a outra. Clique aqui e assista o vídeo.

Influencer e Mídias Sociais

A influência das mídias sociais em seu negócio é uma realidade inegável. Por este motivo é fundamental que você identifique quais são os influenciadores e detratores de sua marca nas mídias sociais. Clique aqui e assista o vídeo.

Clientes Conectados

Os clientes estão cada vez mais conectados. Imagine que um cliente poderá estar fisicamente na sua loja, realizar a captura da imagem ou código de barras de um produto na sua gôndola, acessar o e-commerce de um concorrente e realizar a compra, mas não de você. Clique aqui e assista o vídeo

Omnichannel

Ha alguns anos, na NRF, o termo crosschannel foi tido como uma tendência, com iniciativas que incentivavam clientes de um canal de vendas a realizar a compra em outro canal de vendas do mesmo varejista. Depois conhecemos o termo multichannel. Nos últimos anos o termo em voga é omnichannel, onde não há vínculo do cliente a um ou mais clientes de cada vez, mas todos ao mesmo tempo, reconhecendo a escolha e soberania do cliente. Clique aqui e assista o vídeo.

0 comentário
bottom of page