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  • Foto do escritorPedro Luiz Roccato

Conheça os TOP 10 insights que nortearão a NRF deste ano

No próximo domingo terá início a 107 edição do maior e principal evento de varejo do mundo, a NRF Annual Convention & Expo, conhecido também como Retail’s Big Show, que acontecerá em New York. Serão 35 mil participantes de 95 países, sendo 18 mil varejistas, 3.500 empresas e, na área da expo, mais de 700 empresas com seus stands, apresentando o que há de mais inovador em termos de produtos e soluções para melhorar a experiência de compra dos consumidores. Dentre os principais speakers do evento estarão: Beth Comstock, VP da GE, Tommy Hilfiger, fundador e principal designer da Tommy Hilfiger, James Curleigh, presidente da Levi’s, Jennifer Bailey, VP de internet services e Apple Pay da Apple, Lee McCabe, VP do Alibaba Group para América do Norte, Doug McMillion, presidente e CEO do Walmart entre outros.



Para que você fique ligado no que acontecerá no evento, preparei uma prévia dos TOP 10 insights que agitarão a edição deste ano. Vamos a eles:


Inove sem negar o legado de sua marca: muitos executivos tem receio de inovar devido ao receio de perda de identidade. No caso do varejo, que é um ambiente altamente dinâmico, a inovação se torna premissa para que você continue vivo. O evento apresentará casos de sucesso como da Levi’s para sustentação da defesa de tese de que é possível inovar com elevada criatividade, mantendo-se fiel à herança de sua marca.


Cuidado com o ritmo acelerado das startups: nunca foi tão fácil criar um novo negócio e, em pouco tempo, representar ameaça para líderes centenários de determinados segmentos. Tenha o ritmo e desprendimento de uma startup ou veja o seu espaço reduzir rapidamente. Afinal, o segredo está em melhorar a experiência do consumidor, respondendo rapidamente às suas mudanças de comportamento. Se sua empresa não é um startup, assuma a cultura e ritmo de uma, transformando-a de uma cultura corporativa tradicional em uma mentalidade mais empreendedora e que incentive a criação de uma cultura que seja compatível com a agilidade que os negócios de hoje exigem.


Seja protagonista da digital transformation de seu mercado: nunca foi tão fácil convergir varejo e tecnologia. Atenção para como a tecnologia influenciará o o comportamento do consumidor e como ele poderá interagir com a sua marca, seja com a realidade aumentada, inteligência artificial, machine learning, sistemas cognitivos, reconhecimento facial, big data, robótica e outros, aplicados no ambiente de varejo.


Considere sempre o cliente como centro de seus negócios: a experiência do cliente é o centro dos novos hábitos de compra. E eles estão mudando todos os dias e tornando-se cada vez mais móveis. Os dias das pessoas começam e terminam no celular e todas as atividades diárias são mais rápidas e fáceis, incluindo pegar um café, comprar mantimentos, fazer compras e se deslocar pela cidade. Como criar experiências diferenciadas com as pessoas cada vez mais conectadas? Como oferecer aos clientes opções de pagamento mais rápidas, simples e mais seguras, para fornecer formas totalmente novas de interagir com mercadorias e o ambiente de varejo?


Foque na customer journey e em sua estratégia omnichannel: vislumbre o relacionamento com o cliente como uma jornada e não por transação, proporcionando a experiência diferenciada com a sua marca no curto, médio e longo prazo. Deixe de pensar por canal de vendas e considere o cliente como foco de todo o processo, em uma visão omnichannel. Aproveite os recursos tecnológicos como realidade aumentada, inteligência artificial e machine learning para melhorar a apresentação e visualização de seus produtos, de forma integrada com análises preditivas de comportamento de seus clientes.


Pense globalmente, mas aja localmente: como tudo na vida o equilíbrio é a melhor alternativa. Neste caso, acompanhe os movimentos e tendências globais, mas busque localizar a experiência, considerando o comportamento do consumidor e cultura locais.


Atenção redobrada nas pessoas: garanta que sua equipe esteja atenta ao novo perfil de seus consumidores e proporcione uma jornada relevante com a sua marca. Para isso utilize as mais variadas técnicas para treinar sua equipe, inclusive fazendo uso da tecnologia disponível. Afinal, embora o lucro possa ser o objetivo da maioria dos varejistas, essas empresas estão provando que as pessoas são mais importantes. Elas estão ativamente envolvidas no aperfeiçoamento de suas comunidades com o objetivo de ser visto como um varejista que causa um impacto positivo e relevante no mundo ao seu redor.


Individualização: “One size doesn’t fit all”. Utilize a individualização e customização como ferramenta de diferenciação junto aos seus clientes.


Colaboração: como compor com outros players sem que se torne uma ameaça para seu negócio? A composição entre empresas tem sido cada vez mais comum, buscando fortalecimento em seu mercado de atuação. Busque identificar candidatos a composição visando conhecer melhor os seus targets de consumidores, com sinergia e complementaridade, onde dois mais dois pode resultar em três ou mais. Considere como, neste mercado de mudança rápida, os varejistas podem se beneficiar de fundir seus próprios insights com os de outros players do ecossistema, criando uma capacidade e uma agilidade que impulsionam o varejo a novos níveis de crescimento e satisfação do cliente. Quem poderá compor seu super time de varejo?


Utilize os meios de pagamento como influenciadores do comportamento do consumidor: os pioneiros da indústria estão construindo novas fronteiras nas transações digitais, trazendo aos consumidores uma nova era de conveniência, velocidade e segurança. Como a próxima a próxima geração de plataformas de pagamento "sem dinheiro" influenciará o seu negócio? Perceba como a alteração dos métodos de pagamento poderá afetar o varejista e o consumidor, e como a confluência da tecnologia móvel e a digitalização do dinheiro poderão mudar a forma como os consumidores pensam em gastar, pagar e aceitar os pagamentos.

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