• Pedro Luiz Roccato

Nove dicas para se relacionar bem com a imprensa

Muitos querem se relacionar bem com a imprensa, tão importante que é conhecida como quarto poder, mas poucos tem conhecimento e preparo para ter sucesso nesta importante frente. Com este objetivo, elaborei nove dicas para auxiliá-los neste desafio:



  • Obtenha informações sobre o veículo, o jornalista, o tema, anteriormente a entrevista. Caso disponha dos serviços de uma assessoria de imprensa e tenha sido contatado diretamente pelo jornalista, informe que retornará em seguida e anote nome do jornalista, veículo, número do telefone e assunto. Ligue para a assessoria e informe que foi contatado e solicite apoio. Antes de retornar a ligação, se prepare para a entrevista, coletando informações prévias sobre o tema, dados numéricos, etc. Quando retornar, seja pontual. 

  • Objetividade é fundamental. Esteja atento aos sinais do jornalista quanto a atenção, relevância do tema e mais importante, aos sinais de que está entendendo tudo que você está falando. Portanto, seja didático sem fazer com que o jornalista se sinta um total desconhecido do assunto.

  • No caso de entrevistas presenciais ou por telefone, fale pausadamente. Em tecnologia, talvez pela velocidade em que os fato acontecem, encontramos inúmeros profissionais que pensam e falam extremamente rápidos, sem se preocupar se os outros o estão acompanhando. Pergunte em pequenos intervalos, se você está falando rápido demais. Muitos jornalistas enviam as perguntas por email para que você possa elaborar as respostas com maior detalhamento e, no caso de dúvidas, retornam por telefone. 

  • Lembre-se sempre de atentar para os prazos de fechamento das matérias.

  • Nunca, nunca peça para o jornalista lhe enviar uma cópia da matéria para sua revisão antes da publicação. Este pedido afetará muito a sua relação com o jornalista e o veículo que ele trabalha.

  • Evite, ou melhor, nunca fale mal da empresa que trabalha, seus pares ou de qualquer outra pessoa, mesmo que trabalhe em seu maior concorrente.

  • Caso desconheça algum fato ou não disponha da informação solicitada naquele momento, comprometa-se a dar retorno. E mais importante, dê retorno!

  • Não seja cansativo e arrogante. Evite falar demais de suas qualidades e conhecimentos excepcionais ou da sua empresa. Um exercício simples e ao invés de falar na primeira pessoa (eu) mudar para nós. 

  • Por fim, desenvolva relacionamentos sustentados na credibilidade, disponibilidade, atenção, mantendo-se sempre atualizado e com conhecimento diversificado que o sucesso com a imprensa será uma conseqüência.

#RoccatoInfluencer #DirectChannel


Copyright©2020 - Todos os direitos reservados para a Direct Channel® Consulting Brasil Ltda

Rua Barão do Triunfo, 88 - Conj. 908 - São Paulo - SP - Brasil - +55 11 3294 9400

CNPJ 06.136.666/0001-58 - Política de Privacidade