top of page
  • Foto do escritorPedro Luiz Roccato

NRF Annual Convention 2022 será exclusivamente presencial

O Retail's BigShow do próximo ano será desenvolvido sobre o tema “Accelerate" , voltando ao Javits Center em New York no período de 16 a 18 de janeiro. O evento é o maior e mais importante evento do varejo no mundo, e em 2022 chegará à sua edição 111. Devido à pandemia, a última edição foi desenvolvida, pela primeira vez, no formato 100% digital.


Coordenamos a delegação oficial brasileira para o evento desde 2005 e, em contato com os organizadores do evento, recebemos a confirmação que o evento não ocorrerá no modelo híbrido, ou seja, presencial com opção digital, mas sim exclusivamente “in person”. Com os protocolos de restrições internacionais, os organizadores esperam uma queda de 10 mil participantes de delegações internacionais, com queda de 25% no número de participantes que a anterior. Em última edição presencial, que participei em janeiro de 2020, semanas antes da pandemia chegar à proporções alarmantes, tivemos 40 mil participantes presenciais, sendo exatamente 10 mil estrangeiros, sendo o Brasil o país com maior volume de participantes no evento, totalizando 1.884 membros.


É facilmente compreensível que o evento foi planejado para que as pessoas participem de forma presencial, afinal, se considerarmos em 1.911, o primeiro ano de sua realização, não tínhamos visibilidade das proporções da pandemia. Porém, com a expectativa de redução drástica de estrangeiros na próxima edição, a não-disponibilidade de acesso digital limitará a participação das delegações internacionais aos temas que serão desenvolvidos. A meu ver, em uma decisão equivocada em prol do condicionamento das pessoas à participar do congresso e da expo, que todos sabemos, depende de visitas presenciais para um bom desempenho sob a ótica dos expositores, a decisão prejudica o público externo.



Acredito que o modelo híbrido seria o mais indicado, especialmente ao que tange delegações internacionais, apesar da perda, que é de conhecimento público, do networking, bem como da possibilidade de realizarmos visitas experienciais incríveis aos principais cases de sucesso do varejo internacional.



Porém, visto que, por questões prioritárias de saúde a atitude mais comedida de, excepcionalmente, não participar presencialmente desta incrível experiência é a opção mais indicada, dentro do que é possível, poderíamos realizá-la de forma digital, inclusive com visitas virtuais como já realizamos anteriormente por nossa plataforma online. Como ainda o cenário é desconhecido para todos, poderemos ter surpresas positivas com a aproximação da data do evento! Afinal, a esperança é a última que morre! Rsrs



bottom of page