top of page
  • Foto do escritorPedro Luiz Roccato

Conheça os top 10 insights para o varejo da próxima edição da NRF que começará amanhã

A edição 110 da NRF Annual Convention, o maior e mais importante evento de varejo do mundo, com lockdown em NYC, foi segmentado em duas edições, uma digital (Chapter One) e terá início amanhã, seguindo pelos dias 13, 14, 19, 21 e 22, e o segundo, Chapter Two, previsto para ser presencial, em New York, no período de 6 a 8 de junho.

Para mim é estranho estar no Brasil no início de janeiro, pois há 18 anos participo do evento presencial, mas o cenário de pandemia mudou a rotina de todos. Participarei da maratona de de mais de 150 sessões da conferência, com 30 principais selecionadas, distribuídas em seis dias do evento e compartilharei os principais insights pelas redes sociais.


Quanto aos principais temas que serão desenvolvidos este ano, costumo selecionar os 10 principais e compartilhá-los por meio de um artigo. O tema geral do evento será “Foward togheter” e, como não poderia ser diferente, o tópico presente em praticamente todas as sessões será os reflexos da pandemia no varejo e na mudança de comportamento das pessoas.


Se traçarmos um paralelo dentre os temas principais das últimas edições continuam em voga digital transformation, omnichannel, customer journey, delivery experience e outros, temas que, em sua maioria, ganharam força exponencial no cenário de pandemia. Vejam top 10 insights que selecionei:

  • Resiliência do varejo para seguirmos em frente: qual a nossa capacidade de adaptação perante as mudanças repentinas que ocorreram em todo o mundo?

  • A tecnologia como um dos principais pilares da evolução do varejo: como disponibilizar checkouts sem contato nas lojas físicas? Como reavaliar o espaço de loja? Como tornar a venda online fluída, sem fricção? Como automatizar e integrar a logística para que o produto chegue certo e no menor tempo possível?

  • O varejo cognitivo: como prever demandas do varejo que ficaram mais complexas ainda com a pandemia utilizando análises preditivas, inteligência artificial (AI) e outros recursos tecnológicos? Como utilizar ferramentas de AI como apoio à força de vendas e diretamente ao consumidor?

  • Comportamento do consumidor em um mundo de incertezas: qual o comportamento de compra das pessoas em um cenário de incertezas? As necessidades mudaram com o novo estilo de vida na pandemia? Como responder onde a única certeza é a incerteza, hoje pandemia e amanhã com outro fato impactante?

  • Direct to Consumer (DTC/D2C): com a pandemia, a estratégia de desintermediação ganhou mais força, onde a venda é realizada diretamente da indústria para o consumidor.

  • Como repensar a experiência de compra do cliente sem a loja física, com o crescimento agressivo dos canais digitais em poucos meses?

  • Como potencializar os resultados pela força das comunidades de consumidores.

  • Adoção massiva de meios de pagamento sem toque: a preocupação com segurança ultrapassou os limites da transação e passou a ser na forma que o pagamento é realizado.

  • E o omnichannel e jornada do cliente? Nunca estiveram tão fortes, obrigado!

  • Delivery experience: a jornada não termina com a venda, ainda mais com a explosão das entregas. Como anda a experiência de delivery?


Já perceberam que a conversa será interessante. Participe virtualmente conosco seguindo-nos pelas redes sociais, pois farei posts compartilhando os principais insights em tempo real, a partir das 12:45 (BRT) de terça.



0 comentário
bottom of page