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  • Foto do escritorPedro Luiz Roccato

Direct Channel é convidada pelo terceiro ano a integrar comitiva para o SelectUSA Investment Summit

O governo dos realiza há cinco anos um evento para atrair executivos e suas empresas que ele tem interesse que operem em território norte-americano, o SelectUSA Investment Summit. Este ano participarão mais de 1.700 convidados, que representarão mais de 72 países. O Grupo Direct Channel, na figura de seu CEO e presidente, Pedro Luiz Roccato, foi convidado pelo terceiro ano consecutivo, o qual se unirá a outros 24 executivos brasileiros, para representação do país no evento.



A quinta edição do evento, criado pelo ex-presidente Obama, ocorrerá em Washington no período de 20 a 22 de junho, com uma programação intensa de cursos e workshops, bem como debates com secretários de estado, governadores, presidentes e executivos de empresas privadas e outras autoridades, visando prover conhecimento para facilitar o “caminho das pedras” para internacionalização das empresas, tendo como foco, não só operação de produção de bens e serviços para venda em território norte-americano, como também utilizar os EUA como ponto de partida para acesso os demais países do globo.

Segundo Roccato, "em 2016, o primeiro ano que participei, o evento foi extremamente rico para conhecer o melhor estado da federação para abertura da subsidiária, visando tanto questões de proximidade com o público-alvo, quanto questões tributárias e disponibilidade de mão de obra qualificada para o negócio, o que nos levou a escolher o estado da Flórida. O evento também possibilitou contato com outros executivos do Brasil que participaram da comitiva e empresas que estão incubadas na APEX, agência brasileira de fomento a exportação que suporta empresas que desejam realizar a exportação de serviços e produtos. Vale realçar também o apoio da equipe do consulado dos EUA no Brasil, que atua como facilitador em todo o processo, especialmente André Leal. O mais interessante foi constatar que, mesmo um país como os EUA, que dispensa apresentações, especialmente quanto ao potencial de desenvolvimento de negócios para o próprio público-interno e como porta de entrada para venda para os demais países do globo, eles demonstram preocupação em se apresentar a investidores e empreendedores, dos mais diversos portes, apetites e segmentos de atuação, como uma proposta atrativa de operação”, reforça Roccato.


"Dentre as lições aprendidas no evento, uma delas foi entender a importância de conhecer a cultura local e modelo de operação, especialmente em comparação a sua cultura, ou seja, do país-sede da empresa que deseja internacionalizar sua operação. No caso específico dos EUA, comparativamente ao Brasil, algumas dicas informais foram muito interessantes. Uma delas foi: no Brasil você tenta ficar amigo de seu ponto de contato no cliente e depois tenta vender para ele. Segundo eles, nos EUA, você primeiro faz negócios e depois, pode ou não desenvolver uma amizade com seu cliente”, realça Roccato.

Ainda segundo ele, "a expectativa para evento deste ano é grande, pois iniciamos o processo de operação nos EUA concomitantemente ao evento, com as primeiras entregas de serviços realizadas dias antes do evento, levando conteúdo sobre venda de valor agregado e canais de vendas e distribuição para as empresas em operação em Miami. A equipe de especialistas do U.S. Department of Commerce foi fundamental para acelerarmos o processo de operação local”, completa Roccato.


O evento deste ano contemplará uma agenda intensa de trabalhos, bem como uma expo com stands dos 50 estados americanos, onde cada um apresentando sua proposta de valor aos participantes. Acompanhe pelo Portal do Canal e pelas redes sociais os principais insights do evento.

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