• Pedro Luiz Roccato

Você se preocupa com o visual merchandising de sua loja?

No caso de uma operação para o mercado de consumo (varejo), é fundamental a utilização de técnicas de visual merchandising nos pontos de venda (PDVs). O visual merchandising consiste na utilização de técnicas de apresentação visual dos produtos na loja e de sua interação com o contexto, podendo criar um ambiente de teatro. Considere o ambiente da loja como o cenário para apresentação de seus produtos, sempre com o objetivo de despertar a atenção e cativar consumidores que circulam pela loja ou mesmo em frente a uma vitrine como, por exemplo, o desenvolvimento de vitrines temáticas.

A ambientação de seus produtos de forma diferenciada em uma vitrine, inegavelmente atrairá mais atenção para seus produtos do que a sua simples apresentação em uma gôndola convencional. A utilização de vitrine temática deve estar sincronizada com seu calendário de lançamentos de produtos e este sincronizado com o calendário sazonal de varejo, aproveitando datas especiais para o varejo como Natal, dia das mães, dia da criança, etc.

O visual merchandising nos ensina a atentar para inúmeros detalhes que muitas vezes passamos despercebidos. Imagine o ambiente da loja como um cenário para apresentação teatral de seus produtos. Preocupe-se com o exercício constante no PDV de ter a visão do cliente. Verifique quais locais da loja são mais atrativos sob a ótica do consumidor, bem como se as sinalizações visuais são realmente vistas. Nunca vou me esquecer quando conversei com um arquiteto que foi o responsável por um dos maiores projetos inovadores de lojas, a American Girl em New York, e perguntei a ele como havia sido a experiência de projetar uma loja para garotinhas de 7 a 12 anos. Ele me contou que ficou de joelhos e caminhou pela loja para experimentar a visão sob a ótica das garotas de 7 a 12 anos. Veja que testemunho fantástico! Se você entende o que os seus clientes querem e como vêem as coisas, não há como não encantá-los!

Ajuste as vitrines pelos horários de acordo com o público que circula. Imagine um shopping que tem um público no horário do almoço e outro completamente diferente à tarde ou à noite. Pode parecer estranho ou até trabalhoso, mas este é um artifício poderoso para atrair a atenção dos públicos variados que estão circulando pela sua loja. Crie uma ambiente de degustação em sua loja. Surpreenda seus clientes! Clientes que forem encantados em sua loja e convidados a experimentar os produtos, jamais esquecerão esta experiência. Você ficará na memória deles para sempre!


#RoccatoInfluencer #Varejo #GestaodeVendas #ComoVenderValor #ChannelsUniversity #DirectChannel

Copyright©2020 - Todos os direitos reservados para a Direct Channel® Consulting Brasil Ltda

Rua Barão do Triunfo, 88 - Conj. 908 - São Paulo - SP - Brasil - +55 11 3294 9400

CNPJ 06.136.666/0001-58 - Política de Privacidade